sexta-feira, 12 de maio de 2017

CLUBE FLAMENGO – AGORA É UM ESTÁDIO. ACÚSTICO.


Favela Praia do Pinto. Sem data. Imagem: internet

Entre os posts publicados neste blog desde 2015 sobre a polêmica que envolve o clube rubro-negro e a construção de um equipamento urbano no terreno que fica na confluência dos bairros da Leblon, Lagoa e Gávea, um perguntava: CLUBE FLAMENGO – AFINAL, ARENA OU ESTÁDIO? (Urbe CaRioca, abril/2016). Em setembro, a grande imprensa informou que a Arena do Clube fora autorizada (Urbe CaRioca, 17/09/2016 - ARENA DO CLUBE FLAMENGO É AUTORIZADA).

Hoje, uma surpresa.

O prefeito do Rio assinou um protocolo de intenções sobre a construção do que foi chamado de um “estádio acústico”, naquele terreno (O Globo on line, 12/05/2017, com vídeo).

Segundo o presidente do clube, o estádio construído na Ilha do Governador pode ser usado durante os próximos três anos, enquanto o estádio da Gávea é construído.




Youtube - site oficial do Flamengo


Portanto, a resposta ao post de abril/2016 chega pouco mais de um ano depois: será um estádio.

Ou a arena para 4.000 pessoas, aprovada pelo prefeito anterior, era figura de ficção, ou a intenção primária era mesmo construir um estádio, garantindo-se a possibilidade de ter a arena até poder investir em nova tentativa, perante a prefeitura do Rio, para ter um estádio na Zona Sul da cidade, diante da nova administração municipal.

Quem aprovará o projeto em área que já foi cercada de favelas, hoje cartão-postal, uma das regiões mais nobre do Rio, em meio a um permanente nó de trânsito e qual será a capacidade pretendida?

Parece que teremos nova polêmica à vista.

Urbe CaRioca





Postagens sobre o Clube Flamengo no Blog Urbe CaRioca

06/04/2016 - CLUBE FLAMENGO – AFINAL, ARENA OU ESTÁDIO?

26/07/2016 - FLAMENGO: UM TRAMBOLHO NO PRÉDIO ABANDONADO - FIM DO MISTÉRIO

27/08/2016 - CLUBE FLAMENGO - ÁRVORES, ARENA E SANDUÍCHES

29/08/2016 - CLUBE FLAMENGO DA GÁVEA QUER DERRUBAR TRINTA ÁRVORES, de Evelyn Rosenzweig

17/09/2016 - ARENA DO CLUBE FLAMENGO É AUTORIZADA


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado André Monnerat,
      Obrigada pelo comentário. Quer dizer que o clube pretende ter os dois no mesmo terreno da Gávea? Sobre a "confusão", o que acha de fazer um artigo esclarecedor, expondo seu ponto de vista? Seria um contraponto aos textos do blog. Quanto a não gostar de futebol, asseguro que não influencia as análises, sempre feitas a partir de questões urbanísticas. Fica o convite. Um abraço. Andréa Redondo, responsável pelo Urbe CaRioca

      Excluir
  2. Anônimo4:23 PM

    Estadio Acustico (futebol) para 25.000 pessoas e Arena Multiuso (esportes olimpicos) para 3.800; em lugares distintos, dentro da Gavea

    ResponderExcluir