domingo, 28 de maio de 2017

DE TRABALHADORES NÃO PAGOS A ARENAS INÚTEIS, LEGADO OLÍMPICO DO RIO DE JANEIRO TORNA-SE HERANÇA A LAMENTAR, de Scott Stinson

Um dos belíssimos momentos durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos 2016 - Imagem: internet
O título acima é tradução livre do artigo publicado no site National Post – www.nationalpost.com – no último dia 24.
Em relato detalhado o autor faz várias indagações, desde sobre o paradeiro das sementes levadas por atletas durante a lindíssima abertura dos Jogos Olímpicos – que seriam destinadas à formação de um parque no pólo de Deodoro – até o prometido tratamento de esgotos que nunca chegou, sendo substituído por uma solução barata: barreiras destinadas a afastar os dejetos dos locais de competições, uma solução temporária.
Dívidas, falta de recursos para transformar arenas em escolas conforme plenejado, Parque Olímpico e Parque de Deodoro abandonados, um campo de golfe sem manutenção e praticamente sem uso... O quadro apresentado é desolador, infelizmente.
Como já comentamos em vários posts, até aqui se pode afirmar que os principais pontos positivos apresentados como consequência dos Jogos foram a demolição do Elevado da Perimetral e a construção da chamada Orla Conde. Não se questiona que a ampliação da Linha 1 (da Estação General Osório à Estação Antero de Quental) do metrô e a construção de trecho da Linha 4 (da Gávea – sem a estação ter sido concluída – até ao Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca) tenham beneficiado parte da população carioca. Reiteramos, apenas, que não era o trecho prioritário a ser executado diante da cidade como um todo.
Ao menos temos na memória as belíssimas cerimônias de abertura e de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Boa leitura.
Urbe CaRioca

Foto: Beth Santos - GERJ
Scott Stinson

During the opening ceremony at last summer’s Olympics in Rio de Janeiro, the thousands of athletes who streamed into Maracana Stadium each carried a seed packet in their hand. They deposited the seeds into a large, slotted mirror, and it was explained that this would later form the basis for the Athletes’ Forest, a key element of a park that would be created in Deodoro, an area of the city that hosted a cluster of Olympic venues.
(...)
Obs: v. link para tradução na coluna à direita

Nenhum comentário:

Postar um comentário